MATTA ADVOGADO

Advogado na Bíblia

“Importante conteúdo encontramos na fonte abaixo, sobre o advogado na Bíblia, e achamos conveniente, compartilhar com nossos leitores, resguardada a fonte.”

 https://novabiblia.com.br/advogado-na-biblia

A palavra advogado que em grego é "parakletos" pode ser encontrada nas Escrituras Sagradas no trecho de 1 João 2:1 onde está escrito: “- Meus filhinhos, estou escrevendo todas essas coisas para que vocês não venham a pecar. Mas se por acaso vocês pecarem, saibam que existe um advogado que está ao lado do Pai que é Justo”. Esse advogado é o nosso senhor e salvador Jesus Cristo.

A palavra advogado significa:

·       Intercessor;

·       Auxiliador;

·       Defensor;

·       Aquele que vai a favor de alguma causa;

João em sua carta slus ensinar que, Jesus Cristo é o nosso intercessor perante ao Pai. Quando qualquer um de nós cristãos pecamos, Jesus Cristo na presença de Deus nos defende, e motivo dessa defesa podemos encontrar no versículo seguinte a este citado acima.

“-Jesus Cristo é apropriação feita pelos nossos pecados, e não somente os pecados que cometemos, mas também os pecados que o mundo cometeu”. 1 João 2:2 

O termo "parakletos" também ocorre mais quatro vezes no Novo Testamento:

1.    João 14:16 - “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre”;

2.    João 14:26 - “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”;

3.    João 15:26 - "Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito”;

4.    João 16:7 - “Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei”;

Nessas passagens o termo "parakletos" está se referindo ao Espírito Santo, que além de advogado, Ele é o nosso consolador. Algumas versões preferem usar a palavra consolador, já em outras, "parakletos" significa advogado.

O Espírito Santo também é nosso Advogado 

Como dito anteriormente, a palavra advogado está relacionada com o termo "parakletos", esta palavra normalmente é atribuída ao Espírito Santo de Deus.

Esse termo significa literalmente “ chamar para o lado”, ou seja, alguém que se põe ao lado de outra pessoa não somente para ajudar, mas também para exortar e até mesmo encorajar.

O envolvimento do Espírito Santo em nossas vidas está mais relacionado a nos ajudar, nos convencer e nos exortar;

Mateus 10:19 - “Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,”;

Marcos 13:11 - “Sempre que forem presos e levados a julgamento, não fiquem preocupados com o que vão dizer. Digam tão-somente o que lhes for dado naquela hora, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito Santo”;

Lucas 12:11,12 - "Quando vocês forem levados às sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com a forma pela qual se defenderão, ou com o que dirão,pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer";

Embora como já dito anteriormente, a obra do Espírito Santo também é de um advogado perante Deus sobre nossas vidas.

Jesus é Nosso Advogado

Jesus é e sempre será o nosso advogado diante de Deus, nosso Pai. A palavra advogado significa “ aquele que roga por nós” ou “ intercede por nós”. 

Um advogado é aquele que vem em nosso socorro, em perante a um juiz. As Escrituras Sagradas dizem que Jesus é esse advogado, e todos aqueles que confiam neste Advogado receberão o perdão de Deus.

Jesus é o advogado daqueles corações arrependidos, e daqueles que foram lavados Pelo Seu Sangue, e é por meio da Fé e da confissão de que Ele é o Nosso Senhor e Salvador que somos perdoados pelo Grande Juiz (Deus).

·       Romanos 8:1 - Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. 

·       Colossenses 2:14 - e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz. 

·       Romanos 10:9 - Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 

·       2 Coríntios 5:21 - Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Graças a essa intermediação, é que somos salvos pela misericórdia de Deus.

Advogado em hebraico, Aramaico e Grego

O significado de Advogado no grego é “convocado a estar do lado de alguém”, e se escreve “παρακλητος” (parakletos).

1.    Convocado para estar ao lado de alguém para protegê-la;

2.     convocado para ajudar alguém;

3.     Alguém que pleiteia a causa de outro;

4.     Defensor de alguém perante ao juiz;

5.     intercessor, Conselheiro, Assistência Social, alguém que advoga Alguma causa;

Principais traduções da Palavra Advogado :

Δικηγόρος (Hebraico)
παρακλητος (Grego)
Advocatus (Latim

Quantas vezes a palavra Advogado aparece na Bíblia?

 Advogado: Ocorrências na bíblia: 1 vez no Novo Testamento (NT): 

1.    l joão 2:1 e, se alguém pecar, temos um A. para com o

Observações

·       A palavra Advogado está abreviada para “A

Passagens Bíblicas sobre Advogado

Veja a seguir todos versículos sobre Advogado que estão na Bíblia:

Saibam que agora mesmo a minha testemunha está nos céus; nas alturas está o meu Advogado.

Jó 16:19

pois o Senhor será o Advogado deles, e despojará da vida os que os despojarem.

Provérbios 22:23

Cinco dias depois, o sumo sacerdote Ananias desceu a Cesaréia com alguns dos líderes dos judeus e um Advogado chamado Tértulo, os quais apresentaram ao governador suas acusações contra Paulo.

Atos 24:1

 

                   Boa leitura e discernimento a todos. Matta Dr.

 

|